03 julho, 2009

Políticos

Investigando sobre o Dr. Armando Pimentel, fui encontrar no Museu Berta Cabral, em Vila Flor, esta curiosa fotografia. Estava capaz de oferecer um prémio a quem identificasse um os ilustres políticos que nela constam, mas seria uma tarefa complicada porque a fotografia é de 1909. Representa um grupo de chefes políticos dos diferentes concelhos do distrito de Bragança, amigos do conselheiro Teixeira de Sousa (último presidente do Concelho da Monarquia).
O terceiro (em pé, da esquerda para a direita é A. Morais Pimentel (de Castelo Branco, Mogadouro), tio do Dr. Armando Pimentel.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foto interessante !

Sei que está publicada na revista Illustração Portugueza.

Se fosse do inicio do sec. xx diria que estava lá o Dr. Gallas. Mas em 1909 já este tinha falecido.

Assim, nos sentados ao meio, reconheço o Teixeira de Sousa, último presidente do conselho de ministros e " coveiro da monarquia ".

O de barbas, se calhar o 2º ou o 5º a contar da direita, é o Dr. Margarido, gov. civil e chefe dos lazarões cá por Moncorvo nesta altura e que tinha ido ao beija-mão ao chefe.

Como prémio não quero nada especial, basta e aguardo que nos diga a identificação dos restantes.

Cps.

C.S.

Anónimo disse...

Foi uma pena ninguém (?) ter guardado, em registo circunstanciado, as palavras que o dr. Armando Pimentel, de Estevais, Mogadouro, recentemente falecido, tinha guardadas, mas a vida é assim. Republique-se o que escreveu, nos anos 50 XX, no jornal A Torre (encontram o jornal, todo ou quase todo, na BPMPorto). valeria, aliás, a pena pegar naquilo tudo que lá está, de vários colaboradores, e fazer uma antologia à luz deste tempo que vivemos, perscrutando o futuro. É material que está à espera.

Carlos Sambade