28 abril, 2010

Alminhas - Felgar

Estas alminhas situam-se perto do Rio Sabor, a caminho de Silhades. Fotografei-as no dia 13 de Outubro de 2009 quando visitei aquele local.

3 comentários:

Anónimo disse...

nicho muito bonito.
Penso ter sido erguido aí pela decada de 50/60 por iniciativa do pároca da altura, á semelhança de outros nichos na aldeia :

1 na estrada para o Felgar, ali na Salgueireda.
1 na zona dos Lagares
1 no antigo frontespicio da capela de sta. cruz e outro na capela de N.S. Conceição.

O denominador comum era o apelo aos transeuntes que se lembrassem das almas do outro mundo - " Vós que ides passando, lembrai-vos dos que estão penando " - e do seu sofrimento.

reburrus.

Unknown disse...

Sobre este nicho posso acrescentar que foi mandado fazer, com a aprovação do padre Rebelo (claro está) por Elvira Ramos em cumprimento de promessa por um filho que à época prestava serviço militar em Angola.
Estas e as alminhas da Eirinha.
Umas e outras foram executadas por Filipe das Dores.
Quanto à data informar-me-ei melhor.


Entretanto a cruz deste nicho caíu ou foi derrubada.
Esteve assim durante alguns anos, até que um neto de Elvira Ramos fez uma nova cruz em betão, tomando como medidas as da cruz das alminhas da Eirinha e servindo-se de um molde em madeira feito por António Carrasqueira.
A cruz, já pronta, esteve um ou dois anos meio esquecida lá por casa até que em 11 de Julho de 2006foi colocada no local por Amadeu Dionísio.

A. Manuel (o neto de Elvira Ramos)

Estão aqui imagens a documentar:
http://picasaweb.google.pt/manoel.martins/Alminhas#

Anónimo disse...

Uma recolha de todas as "ALMINHAS" do concelho, era um bom serviço cívico a prestar.Noutros posts e no antigo blog há boas fotos (maioria do Aníbal).Creio que o Padre Rebelo escreveu um livro sobre este tema.
blogueiro