14 agosto, 2013

Retratos do Planalto (01)

É conhecido pelos Sr. Ranhadas, de Adeganha.
No dia 14 de julho, em Estevais da Vilariça, aquando da realização das atividades integradas na iniciativa Planalto em Movimento 2013, aproveitei para fazer uma série de retratos de pessoas, algumas mais idosas, outras nem tanto, dos quais apresento agora alguns.
Deolinda Mariano, irmã da Sr.ª Chéu, de Estevais.
A maior parte dos rostos já era do meu conhecimento, outros não, como o da senhora Antónia que só conheci nos Estevais, sentada no seu patim, admirada com a confusão que se desenvolveu no "seu" largo, tradicionalmente sossegado. 
Antónia André, foi em tempos parteira dos Estevais.
São pessoas que ostentam nos rostos muitas histórias, muitas lutas. Apesar d e hoje vivermos tempos difíceis, as dificuldades atuais são muito diferentes das que sentiram estas pessoas que ajudaram com suor e lágrimas a construir este recanto de Portugal a que chamamos Trás-os-Montes.
Srr.ª Chéu irmã de Deolinda Mariano, de Estevais.
Cada rosto tem um nome, uma história de vida. Infelizmente não tive tempo para os conhecer a todos, mas os familiares, os amigos, os vizinhos, vão-me informando dos seus nomes, do seu passado, dos seus laços familiares e da sua bravura em tempos mais difíceis.
Espero encontrá-los para os ano com o mesmo sorriso, com a mesma disposição com a mesma coragem com que sempre viveram nesta terra que é agreste, mas que jorra leite e mel quando é amanhada, regada e cuidada com o mesmo carinho com que se cuida a roseira que cresce junto à porta, ou o canteiro das alminhas à entrada da povoação.

1 comentário:

Marco Deus disse...

Magnifico registo,como sempre. Um abraço.