05 janeiro, 2012

Achados em Felgar deverão ser preservados


Cemitério medieval encontrado no antigo povoado de Cilhades é raro em Portugal.

Primeiro foi um osso, depois outro, a seguir uma série deles e os arqueólogos já localizaram quase uma centena de cadáveres, com mais de mil anos, ainda nas suas sepulturas.

O cemitério medieval encontrado em Cilhades, o povoado que terá dado origem à aldeia de Felgar, em Torre de Moncorvo, é um dos raros encontrados em Portugal, “e mais ainda no Norte do país”, explicou ao Jornal Nordeste a arqueóloga Sara da Luz, responsável pelos trabalhos de escavações que ali começaram a 28 de Agosto. Trabalhos que têm de andar a todo o vapor, uma vez que a EDP espera começar a encher a barragem do Baixo Sabor, ali bem à vista, uns quilómetros mais à frente, ainda antes do final deste ano.
Por isso, e dada a urgência das decisões, foi já sugerido quer à ACE (dona da obra que vai submergir toda aquela zona do vale do Sabor), quer ao Instituto de Gestão do Património Arqueológico e Arquitectónico (IGESPAR) a musealização dos achados que ali têm sido encontrados, sobretudo dos esqueletos que têm sido localizados, ainda dentro de sepulturas intactas, que os arqueólogos estimam datarem dos séculos IX ao XII, pouco depois de os Mouros terem sido expulsos do território.
A EDP admite que os achados mais importantes podem vir a ficar expostos ao público, algo que as gentes da terra pretendem.
A Junta de Freguesia já endereçou uma missiva à eléctrica no sentido de preservar o que ali for encontrado, e um grupo de naturais de Felgar tem procurado divulgar todas as descobertas. “Gostávamos que todo este património cultural, que é de todos nós, fosse preservado”, explicavam alguns populares, à margem de uma visita informal ao local.

Continuar a ler

Fonte do Texto: Jornal Nordeste

04 janeiro, 2012

Barragem do Baixo Sabor descobre vestígios da idade do ferro


A construção da barragem do Baixo Sabor pôs a descoberto um castro e uma necrópole medieval perto de Felgar, Torre de Moncorvo. São achados arqueológicos considerados de valor. A preservação já está a ser estudada. Na necrópole foram descobertas 90 campas e sete esqueletos já foram estudados, são de mulheres e de crianças. Foi já identificado também um achado raro, um anel. Há ainda uma capela. As estruturas do castro estão já a ser consolidadas.
2011-12-30 14:20:04

Fonte: RTP