03 agosto, 2009

Pensamentos profundos

Há temas pouco abordados, quer na poesia, quer na prosa. Talvez porque é desagradável falar neles, ou simplesmente por um desvio inconsciente de se falar ou escrever sobre o que mais nos atemoriza.
É interessante quão poucas são as pessoas capazes de expor de alguma forma o que pensam sobre a morte. Assunto mórbido, dirá a maioria. Claro ! E com razão. Mas o certo é que de alguma forma, mais cedo ou mais tarde, com mais ou menos frequência, com ou sem intenção, este assunto surge sem convite.
Eu costumo dizer que o facto de acreditarmos numa realidade, de maneira nenhuma nos obriga a aceitá-la. O que é mau é sempre mau, bem que nalguns casos o que é mau, seja de certa forma um alívio de algo pior.
Ter medo, às vezes é saudável, pode proteger-nos de muitos perigos, mas sinceramente o medo de viver é bem mais assustador do que o de morrer.
Isto, porque enquanto vivemos existe algum poder, limitado é verdade, mas existe. Podemos direccionar sentimentos, tomar decisões e orgulhár-mo-nos delas, controlar de alguma forma aquilo que dizemos e fazemos, admirar com todos os nossos sentidos o que de mais maravilhoso possamos encontrar, … mas sem fugir à realidade. Sim, podemos dar-nos conta também de ter como provável ou certo algo mau, mas a consequência dessas certezas num ser inteligente e capaz como o de um ser humano devia ser o de desfrutar com apreço, respeito e amor o que de mais frágil e valor temos: a vida.
A morte

A morte, inimiga de quem ama,
amiga do sofrimento e da saudade.

Todos a temem,
menos aqueles que ela já arrebatou.

A morte, tira a vida mas não a apaga.
Rouba as vidas de quem as possui,
mas não elimina as lembranças de quem continua a viver.

Por isso, vivamos com todo o vigor
e façamos viver aqueles que partiram
com forte recordação.

Séfora R.

(enviado por email)

3 comentários:

Paulo César de Freitas disse...

Sensacional essa foto.
Gostei mesmo!
abraços

Paulo

AG disse...

A árvore da fotografia está no topo das ruínas da Vila Velha de Santa Cruz da Vilariça.
Cps

Lopes disse...

Participem no concurso regional " Festas e Tradições na minha Terra "

Consultem Link:-

http://fg-mos-vila-antiga-medieval-tmoncorvo.blogspot.com/2009/08/concurso-participe.html

Cumprimentos