30 junho, 2009

Museu no centro histórico com fotos do Douro


"A região de Trás-os-Montes vai dispor de um Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior, em Torre de Moncorvo, um projecto privado de um fotógrafo, e que é o primeiro espaço do género na região.

A memória e a história de um povo também se fazem com fotografias, esta é, pelo menos, a ideia de Arnaldo Duarte da Silva, professor e apaixonado pela fotografia, que decidiu criar um Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior para que as populações daquela zona possam aceder ao vasto espólio ligado à fotografia que reuniu ao longo de várias décadas.

Do acervo fazem parte fotografias tiradas nos concelhos de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada-à-Cinta, Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa, e diverso material, nomeadamente, máquinas fotográficas e outro equipamento, desde 1886 até à actualidade, bem como uma colecção de filmes das décadas de 40 e 50 do século XX."


Fonte do texto: JN (Ler a notícia completa)
Fonte da fotografia Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior

3 comentários:

paulo patoleia disse...

o Arnaldo Silva pertence àquela minoria especial dos que fazem. portanto é com orgulho que eu como moncorvense assisti e acompanhei este «parto» díficil que foi a criação deste espaço de memórias através de mais de um século de imagem que com tanto empenho e sacrifícios pessoais se conjugaram na perfeição com a sua vontade férrea e generosidade. Mais mérito tem a sua colecção por vir de um homem que veio de fora, estranho a esta terra e para quem estas memórias longe de serem saudosismos, soube dar-lhe o real valor, salvando espólios duma perda irreparávél, criando para o efeito um local de raiz digno desta belissíma colecção com manifesta intenção de partilha. Na ceteza que a inauguração deste nucleo será o acontecimento cultural do ano em Torre de Moncorvo. Bem hajas Arnaldo.

Le Alchemyst(Prof. Paulo César) disse...

Essa foto me deixa emocionado, pois segundo a minha mãe, que nasceu no Larinho, o meu bisavô é que fazia uma vida semelhante.
Ela pensou que nunca veria uma foto assim!
Realmente os antigos merecem todo o nosso respeito!

abraços
Paulo César Libano

elisheba disse...

Boa tarde,

o meu nome é Elsa Fernandes e estou a dar formação na vila de Moncorvo.

Soube hoje, através do noticiário matinal na RTP1, que tinha aberto este museu nesta vila. Por isso, com o intuito de o visitar com os meus formandos gostaria de ter mais informaçôes referentes ao local, horário, preço, etc.

Grata pela vossa atenção,
Elsa Fernandes