05 abril, 2009

Alminhas - Urros

As alminhas têm alguns ponto de contacto com as festividades que vivemos estes dias, a Páscoa. Páscoa também significa passagem, reunião do corpo com o espírito, êxodo ou passagem da morte para a vida. As alminhas representam também um lugar de passagem, o purgatório. Este culto tem raízes há vários séculos atrás e foi tão forte que ainda hoje encontramos em todas as aldeias pelo menos umas alminhas. Também estas representações estão normalmente em locais de passagem, encruzilhadas dos caminhos, ou então à entrada das localidades. Muitas lançam um aviso: "Vós que ides passando, lembrai-vos de nós que estamos penando".
Estas alminhas estão num muro, em Urros, a caminho do Santo Apolinário.

Quem estiver interessado neste tema das Alminhas, pode ler um texto que escrevi no Blogue - À Descoberta de Vila Flor.

1 comentário:

Castela disse...

Caro amigo
A Nossa senhora do Castelo em Urros é um local realmente belo e enigmático e em que provavelmente existiu exploração de Ouro.
Outro local de Urros a não perder é a capela, tb. ela enigmática de Santo Apolinário de...Ravena e com os seus restos mortais?????
Será que a ermida seria um antigo templo romano de Apolo?
Terá sido na nossa Senhora do Castelo que Miguel Torga se inspirou para escrever o conto Abre-te, sésamo, dos Novos Contos da Montanha?
Parabéns pelo Blog